SUAMJUWEB

quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Prefeitura inicia obra de calçamento em São Marcos


Através do programa de pavimentação comunitária foi iniciada a obra de calçamento em São Marcos, no interior de Tuparendi.

A obra é executada em parceria entre a Prefeitura e os moradores, que pagam parte do investimento de forma parcelada.

Usando este modelo de parceria foi concluído o calçamento nas ruas Julio Floriano Fabricio e João Fabrício, num investimento de 46 mil reais.

Também foi iniciada a obra em uma estrada vicinal que liga São Marcos a Cascatinha, num trecho de 340 metros, cujo custo será de praticamente 56 mil reais. (Fonte:Jornal Noroeste)

Dezenove candidatos ao Conselho Tutelar de Tuparendi


Tuparendi terá 19 pessoas concorrendo às cinco vagas do Conselho Tutelar.

Os candidatos já tiveram seus nomes homologados e participam neste sábado, a partir das 8 horas e 30 minutos, a prova, a ser aplicada na escola Yeté.

A campanha em busca do voto inicia no dia 22 de outubro e transcorre até 15 de novembro, dois dias antes da eleição, quando a comunidade vai às urnas para eleger os conselheiros tutelares para um mandato de três anos.

A posse, conforme Tânia Liedke, presidente do processo eleitoral, acontece no dia 12 de janeiro do ano que vem.

Os conselheiros recebem salário de 873 reais em Tuparendi.

A partir de 2015, cumprindo determinação válida a todos os municípios brasileiros, o mandato passa a ser de quatro anos.

domingo, 23 de setembro de 2012

GREVE: Em Santa Rosa bancários já estão em greve


O movimento grevista do Sindicato dos Bancários previsto para iniciar nesta segunda-feira foi antecipado.

Na manhã de sexta-feira, três agências de Santa Rosa já não abriram devido à paralisação: Santander, Bradesco e Itaú.

No Banrisul, tanto no centro quanto na Agência de Cruzeiro, o expediente foi mantido, mas apenas parcialmente.

O Banco do Brasil e a Caixa Federal vão aderir à greve, a partir desta segunda-feira.

Já o Sicredi, por ser cooperativa de crédito, não faz parte do mesmo movimento sindical.

O Sindicato dos Bancários também informou que a partir de segunda-feira os demais municípios da região devem iniciar a greve. Na base atendida pela entidade estão cerca de 280 bancários.

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

CLIMA: PORTO LUCENA E ATINGIDA POR TEMPESTADE DE GRANIZO.


Na noite de ontem (18/09) terça-feira, por volta das 19:40 um temporal de granizo arassou o Município de Porto Lucena.
Segundo relato do Prefeito Municipal Leo Miguel Weschenfelder o vento associado ao granizo com pedras enormes destruiu vidraças, telhados, veículos, causando inclusive ferimentos em cidadãos.
Segundo informa ainda, calcula que é a pior tempestade que assola o Município nos últimos 50 anos.
Em reunião com a coordenadoria da Defesa Civil sob o comando do Tenente Martinelli calcula-se em torno de 2650 residências e prédios atingidos sendo que destes a quase totalidade de 2600 tiveram seus telhados destruídos.
Ainda, segundo o Prefeito, sua própria casa, casas da periferia, do interior, foram atingidas de forma implacável.
A chuva persistiu até por volta da meia-noite quando deu uma trégua. No momento (08:00) venta e é frio no Município.
A maior preocupação é com o retorno da chuva e por isto o Município está em contato com Municípios vizinhos em busca de lonas para amenizar a situação, o material disponível no Município se esgotou.
No momento, não há fornecimento de energia elétrica, água e telefone e apenas uma operadora de celular está em funcionamento.
O prédio da Prefeitura Municipal foi quase que totalmente destruído, documentos, computadores, móveis, todos atingidos, existe uma camada de 30 cm de água no interior do prédio.
A Administração Municipal está empenhada juntamente com a Defesa Civil e com a ajuda do Exército em sanar as questões mais urgentes. (Fonte: Prefeitura de Porto Lucena)


          

CLIMA: Temporal atinge a região de deixa rastro de destruição em várias cidades


Um temporal de grandes proporções atingiu a Região Noroeste na noite desta terça-feira deixando rastro de destruição.
Grande parte de Santa Rosa teve falta de luz, e segundo a RGE, em sua área de abrangência, mais de 122 mil clientes tiveram corte no fornecimento, devido a queda de postes e de árvores.
As informações preliminares deram conta de que mais de 100 casas foram destelhadas no município, número que só será atualizado no decorrer desta quarta-feira. Em meia hora, a guarnição do Corpo de Bombeiros recebeu mais de 40 chamados.
Santo Cristo teve o registro de muitas residências destruídas com os fortes ventos e chuva de granizo. Durante toda a noite não havia sinal nas linhas telefônicas, além da energia elétrica. Pedras de granizos, segundo relatos, eram enormes, e destruíram telhados e vidraças.
Porto Lucena ficou completamente às escuras e sem água e registrou inúmeros feridos,  a maioria atingida por pedaços de telha ou de madeira que se desprenderam das casas.
O trânsito na ERS 344, entre Santo Ângelo e Santa Rosa teve que ser interrompido em uma das vias devido a queda de árvores, deixando o tráfego lento. (Fonte: Jornal Noroeste)

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Estudo técnico da ponte internacional ainda não começou


O contrato para a realização do estudo técnico que indicará tecnicamente o melhor local para a construção de uma ponte sobre o rio Uruguai, nesta parte do Estado, está assinado desde 3 de fevereiro deste ano.
Falta a ordem de serviço para que o consórcio de empresas escolhido dê início ao estudo.
A comissão bi-nacional que discute o assunto está tratando do estudo desde 2004.
Airton Bertol, presidente da Fundação Pró-Construção da Ponte Internacional Porto Mauá-Alba Posse, acredita que o estudo finalmente inicie no decorrer deste mês.
Metade do custo do estudo será bancado pelo DENIT e a outra metade pelo Ministério de Planificações e Investimentos Públicos da Argentina.
A ponte internacional terá totalmente paga por recursos públicos dos dois países. (Fonte:Jornal Noroeste)

Musicanto vai vender ingressos via Internet


A novidade foi anunciada pelo presidente Edemir Leite, que só aguarda a conclusão de um sistema que está sendo elaborado.
O valor do ingresso permanente ainda não está definido, mas especula-se que não será muito mais elevado do que os 80 reais cobrados no ano passado.
A venda através da Internet será lançada para todos os interessados em data a ser marcada nos próximos dias, com a perspectiva de compra à vista e parcelado com cartão de crédito.(Fonte:Jornal Noroeste)

terça-feira, 11 de setembro de 2012

TUPARENDI: Municipio completou 53 anos.

O municipio de Tuparendi completou ontem, dia 10, 53 anos de emancipação Politico Administrativo. Tuparendi, que pertencia ao municipio de Santa Rosa, teve o seu desmenbramento no ano de 1959. Segundo o sr. José Dinon, unico membro vivo,da comissão emancipacionista, foi o Governador Leonel Brizola, que através de um decreto emancipou o municipio. A programação festiva teve o seu encerramento ontem a tarde.

SANTA ROSA: Schmidt decidiu não promulgar a lei de aumento aos vereadores


Uma lei aprovada por unanimidade e que depois teve rechaçado o veto do Executivo, não tem ninguém que a promulgue em Santa Rosa.
A lei é uma das mais polêmicas do atual período e concede 18,7% de aumento para os subsídios dos vereadores que serão eleitos para a próxima Legislatura.
O prefeito não promulgou a lei, porque o Executivo vetou os três projetos de aumento.
O presidente da Câmara, Douglas Calixto, também não a promulgou, sob a alegação de que os vereadores haviam revisto seus posicionamentos sobre o assunto.
Douglas também admitiu, através de nota distribuída à imprensa, a forte repercussão que projeto alcançou junto à opinião pública.
O prazo para a promulgação terminou ontem, quando o vice-presidente da Mesa Diretora, Cláudio Schmidt, decidiu da mesma forma em não firmar sua assinatura no documento pela promulgação.
Schmidt disse que está sendo orientado juridicamente sobre sua posição e assegurou que não pretende promulgar a lei.

SANTA ROSA: Câmara terá que apresentar novos projetos para aumento do prefeito e secretários


O futuro prefeito e vice-prefeito de Santa Rosa, e os secretários municipais que integrarão o próximo governo, correm o risco de não receberem salários no final de janeiro de 2013.
Acontece que a atual Legislatura da Câmara, que tem a incumbência legal de fixar os subsídios dos agentes políticos, teve os projetos de aumento vetados pelo Executivo.
E o veto atribuído pelo Executivo foi acatado pela Câmara, o que deixa inexistente a figura da fixação dos salários.
Técnicos do IGAM – Instituto Gama de Assessoria aos Municípios, orientaram a Mesa Diretora da Câmara a apresentar e votar novos projetos tratando dos aumentos.
A Mesa está analisando a orientação, e até hoje pela manhã ainda não havia um posicionamento definitivo a respeito. (Fonte:Jornal Noroeste)

domingo, 9 de setembro de 2012

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

SANTA ROSA. ARTE:Olga Liberalli expõe no SESC

Uma das mais talentosas e reconhecidas artistas plásticas de Santa Rosa e Região expões a partir de hoje no Sesc Santa Rosa. Os trabalhos de Olga Liberalli poderão ser apreciados até o dia 29 de setembro.

Patrícia Lang é a rainha da 5ª ExpoCruzeiro


Cerca de 400 pessoas prestigiaram na noite de sexta-feira o desfile de 10 candidatas ao título de rainha do evento.
A faixa de segunda princesa foi para Amanda Oliveira Mangia e a de primeira princesa para Maísa de Fátima Brozinski.
O título de rainha ficou com Patrícia Caroline Lang, estudante do Colégio Polivalente, onde curso o Ensino Médio, tem 17 anos e é funcionária da Q.I. Advance, de Cruzeiro.
Patrícia é filha de Valmir e Neli Lang, é natural do Bairro Cruzeiro, onde reside com os pais. (Fonte:Jornal Noroeste)